O Banco Santander anunciou recentemente que começará a financiar imóveis ainda na planta, ou seja, imóveis que ainda não estão construídos. É o primeiro banco de iniciativa privada a operar com esta modalidade de financiamento, que até então só era concedido por Caixa e Banco do Brasil.
A linha de crédito vai operar em condições muito próximas às já concedidas pelo banco nas modalidades tradicionais e só será possível a contratação para imóveis em empreendimentos onde o banco já possua parceria com a incorporadora.
Segundo Bruno Lessa, diretor do Portal VGV, a notícia de que o Santander vai financiar imóveis na planta é muito positiva para o mercado, pois gera mais segurança para as operações de uma forma geral.
“Quando você compra um imóvel na planta hoje, na maior parte das vezes você na verdade não está comprando o imóvel, mas sim programando a compra deste imóvel, afinal de contas, o imóvel ainda não existe. Dentro desta programação de compra, a maior parte dos bancos só concede o financiamento imobiliário após a conclusão da obra, e com isso o cliente fica dependente de conseguir ou não este financiamento no futuro. Com este novo produto de financiamento, as vendas podem se tornar mais seguras, pois desde o início da compra ainda na planta já é possível ter esta previsibilidade de que o comprador já possui o crédito, dando mais segurança para todos, inclusive para o incorporador”, afirma Lessa.
Caso o Santander tenha sucesso nesta operação, é bastante provável que outros bancos sigam o mesmo caminho e a oferta de crédito aumente, dinamizando ainda mais o setor imobiliário.
Acompanhe mais detalhes no vídeo do canal do Portal VGV no YouTube.
Comentários